terça-feira, 17 de agosto de 2010

Psicologia dos Sonhos


O que nos sonhamos , não são apenas desenhos ou frases sem sentido. Os sonhos são manifestações criativas do psique ( mente , inconsciente e consciente). Os sonhos podem nos relelar questóes que precisam ser trabalhadas e também podem nos revelar questões da nossa personalidade.
Freud foi o primeiro a dizer que existe uma mente inconsciente. Segundo a tese de Freud os sonhos são manisfestações de desejos e podem ser também avisos que o inconsciente manda pra o consciente sobre questões que a consciência não percebe ou não quer aceitar .
Já Carl Jung não reconhece a teoria de freud , ele toma os sonhos com mensagueiros complexos. Segundo sua tese em nossa consciência existe um segundo sistema psíquico , de natureza coletiva , universal e impessoal , que se revela ideêntico em todos as pessoas. Nesse incosciente coletivo há os arquétipos ( Imagens primordiais ou símbolos , impressos ma psique desde o começo dos tempos e , a partir de então transmitir a humanidade inteira).
Temos como exemplos de arquétipos a anima , o animus, a sombra , o héroi representados multialmente em mitos , histórias infantis e sonhos.
As mensagens arquetípicas nos sonhos conferem uma forma defininda a determinados conteúdos psiquicos do inconsciente e qualse sempre assume imagens simbólicas.
Jung diz " A psique e a metéria são aspectos diferentes de um único todo".

E qual a relação entre mente consciente e inconsciente?

Nossos conteúdos reprimidos não estão mortos e se manisfestam através de distúrbios diversos, com
o dores de cameça , ansiedade e outros. Levando em consideração que a mente inconsciente é muito maior que a consciente , nosso grau de auto - conhecimento ainda é muito pequeno. E quais são as chaves para se ter acesso a mente inconsciente? Uma delas é o que sonhamos . Nossos sonhos não são meras imagens vindas do nada. Todos trazem em si, de forma simbólica , nossos conteúdos inconscientes , formando um processo com início , meio e fim , carregado de emoções e idéias.

" O sonho é a estrada real que conduz ao inconsciente." ( Sigmund Freud)

Nenhum comentário:

Postar um comentário