sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Recordando...

PSICOLOGIA => Surgiu na grécia antiga

O objeto de estudo da Psicologia varia:

Mente

Comportamento

Psicologia significa: “Estudo da alma”.

Alma : Parte imaterial do Homem. Nela esta presente o pensamento, os sentimentos, sensação, percepção, desejo e irracionalidade.

Socrátes – O Homem já nasce com o conhecimento e este é inato ou nato. Ele passa a ser desenvolvido de forma dialética – atravéz do dialogo

Platão – Seguidor de Socrates ele definiu um lugar para a razão em nosso corpo, sendo este lugar a cabeça. A medula seria o elemento de ligação d a alma com o corpo. Para ele existia doi mundos:

O mundo das essências/ Idéias: onde tudo q existe é perfeito

O mundo da Existência/ Aparências: Onde tudo o q existe, é uma copia imperfeita do mundo das Essências.

Aristóteles – O homem é uma tabula rasa, adquiri comnhecimento com as esperiências atravéz dos orgãos dos sentidos. De fora para dentro, na medida q se vai experimentando o mundo vão criando as idéias , que tendem a se associar formando o conhecimento.

Principios para a associação de idéias:

A. Contraste- as idéias contrarias se associam

B. Contiguidade – quando duas idéias acontecem ao mesmo tempo.

C. Semelhança- duas idéias semelhantes se associam

IDADE MÉDIA (séc V – séc XV) – a Igreja católica monopolizava o saber, e consequentemente o estudo do psiquismo.

Santo Agostinho(séc V) e São tomás de Aquino(séc XII) defendiam a concepção que o conhecimento era revelado(pela revelação Divina), e que o Homem era imagem e semelhança de Deus.

IDADE MODERNA(séc XV – sécXVIII) – SURGIMENTO DA CIÊNCIA Ѱ

René descartes – O homem é um ser racionalista e um ser Dual( constituido por duas matérias diferentes)

Res-extensa: Corpo ou coisa material

Res-cogitans: Mente ou coisa pensante

Movimento Empirista: Descordam de Descartes, Fazem uma releitura de Aristóteles (onde o Homem é uma tabula rasa).

George Rerkelay

David hune

James Mill

John Stuart

Imanuel Cant (séc XIX) – Defendia a idéia q o Homem nascia com mente mas precisava ter experiências para se desenvolver.

Ѱ Ciêntifica / Experimental

Foi criado na década de oitenta,

Objetivo de estudar e relacionar corpo e mente

Métodos a introspecção, estrutura originária da Alemanha(Leipzig universidade).

Ocorre também o aparecimento de várias estruturas para psicologia:

Estruturalista – Criada por Edward Titeheneu

Objetivo estudar a mente, queria saber de que era contituida.

Funcionalista – Criada por willian James e John Dewey

Objetivo de estudar como funcionava a mente.

Behavorismo – Criada por John Waton EUA

Objetivo de observar o comportamento externo. Eles são anti-mentalistas.

Psicologia da Gestalt – Estrutura e forma Criada na Alemanha por varios pensadores:

Max wertheimei, Kurk Koffka, Wolfang Kolhei

Obejetivo de estudar a percepção da mente

Psicanálise – Criada por Sigmond Freud

Um dos principais objetivos é o estudo da histeria , estuda também o inconciente da mente das pessoas.

Psicologia Cognitiva – Foi criada em 1956 nos EUA

Também usa a mente como objeto de estudo, foi muito influenciada pelo aparecimento dos computadores. E as ciências cognitivas.

Ѱ do Desenvolvimento

Teorias

Psicodinâmicas:

Psicanálise: criada por Freud, estuda o inconciente, que é o determinante do consiente. É desenvolvida em quatro fases, onde a passagem de uma fase para outra está na relação com o objeto: Oral, Anal, fálica e Genital.

Ѱ análitica: Criada por Carl G. Jung, o seu objeto de estudo era o aparelho psiquico, sendo seu foco a demencia precoce.

Uma das discordâncias entre Freud e Jung era que “ existiam” dois Inconcientes: O individua e o coletivo.

COMPLEXO – concentração de energia.

Psicogenéticas:

Constutivismo: Criada po Jean Piaget, ele diz q nosso cérebro é constituido por esquemas mentais e quando nascemos esses esquema e muito simples, chamado reflexo, e ao fim da adolecência espara-se que os esquemas mentais estajam desenvolvidos o bastante e passam para um estagio de esquema complexo.

Para esses estágios a Criança inicia sua vida na Fase sensório-motor, pré-operatório, opratório concreto e o mais complexo e o ultimo estágio Operatório fomal onde o adolecente passa a ter um pensamento mais racional e já tem sua propria personalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário